INICIO QUEM? LIVROS BLOGUE ENCOMENDAS PORTFOLIO
montag
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EDITOR CONTRA: FERNANDO RIBEIRO DE MELLO E A AFRODITE
PEDRO PIEDADE MARQUES
ISBN 978-989-2033-07-5
2015
360 PÁGS.
180 X 150 mm
25,75 20,60 EUR
(+ 2,00 EUR de custos de envio)
 
INDISPONÍVEL
 
Fernando Ribeiro de Mello (1941-1992) foi, com a sua Afrodite, o editor “maldito” por excelência na última década do Estado Novo, combatendo a perseguição policial e a censura com um arrojo contínuo que lhe valeu proibições e condenações.
 
Esteve contra, e esteve-o com uma coragem ímpar. Mas quando atravessou o espelho para o “outro lado”, para um Portugal livre de censura, descobriu que manter-se “contra” nas águas revoltas dos anos pós-revolucionários era um objectivo demasiado complexo. Este é o primeiro livro que lhe é dedicado. Do salão em casa de Natália Correia aos cafés do momento e ao inevitável Botequim, das sessões "escandalosas" de poesia à mais famosa banheira da "primavera marcelista" e ao lugar de jurado mais odiado do mais bizarro concurso da história da RTP, da fortuna feita com livros notáveis, grande parte deles proibidos e vendidos a preços proibitivos, à falência e ao esquecimento.
Contém textos inéditos e depoimentos de Vitor Silva Tavares, Aníbal Fernandes, Eduardo Batarda e Nuno Amorim, três cartas inéditas de Luiz Pacheco e o texto do folheto polemista As Avelãs do Cesariny. Rigorosamente documentado e profusamente ilustrado.
 
“A sua vertiginosa ascensão-e-queda é bem um marco, a um tempo cultural e sociológico, não apenas da actividade editorial, então de certo modo estag­nada, mas do próprio viver quotidiano na cidade capital ou, por extensão, na Feira Cabisbaixa que era o país.”
VITOR SILVA TAVARES
 
“Lançou durante anos no mercado livros que surpreendiam pela diferença visual, por um gosto que fugia ao pressentido no mercado português.”
ANIBAL FERNANDES
 
LIVRO DO ANO EM 2015
para o OBSERVADOR (Vasco Rosa) e
o EXPRESSO (Ana Cristina Leonardo)
 
LEIA O EXCERTO EM PRÉ-PUBLICAÇÃO
NO "OBSERVADOR"
 
"Uma aprofundada investigação sobre uma figura incontornável da cena cultural portuguesa, resgatando-a do enxovalho da memória"
JORNAL i
LER
 
"Livro exemplar"
JOSÉ MÁRIO SILVA
EXPRESSO, Revista E, 02.01.2016
LER
 
"O volume, desenhado fora do classicismo livreiro, impresso em formato pouco ortodoxo a fugir para o quadrado, procura, na forma, piscar o olho às edições da Afrodite, que também se distinguiam por essa via"
MIGUEL CADETE
EXPRESSO
LER
 
"A homenagem que aqui se lhe presta não podia ser mais justa"
SARA FIGUEIREDO COSTA
BLIMUNDA
LER
 
"Inegável bom gosto gráfico e paginação elegante"
JOÃO MORALES
TIME OUT 23.02.2016
 
"Magnífico trabalho"
LER, Primavera 2016
 
"Trabalho pioneiro, mas complexo e rigoroso, com investigação extensa e redacção honesta, sem gralhas, uma riqueza iconográfica que só peca por excesso, nunca por defeito"
ANTÓNIO CÂNDIDO FRANCO
JORNAL DE LETRAS 08.06.2016
 
"Só pode merecer o nosso mais longo e entusiástico aplauso"
HENRIQUE FIALHO
ANTOLOGIA DO ESQUECIMENTO
LER
 
"Uma pedrada no charco"
HUGO XAVIER
E-PRIMATUR

LER
 
Programa LITERATURA AQUI
RTP2, Ep. 29, 05.04.2016
VER
 
Programa NADA SERÁ COMO DANTE
RTP2, Ep. 15, 18.04.2021
VER
 
Doumentário EDITOR CONTRA
Baseado nas edições Editor Contra e Portugal em Sade, Sade em Portugal, seguido de o Affaire Sade de Lisboa, com produção da David e Golias e realização de Luís Alvarães (2022).
Ante-estreia a 24 de Novembro de 2022 na Cinemateca Portuguesa (Lisboa), com segunda exibição no Centro Cultural das Caldas da Rainha a 21 de Março de 2023 (imagens em baixo).
 
 
 
MONTAG é uma marca registada +351914189551 | montag_at_zonmail.pt
© 2014 Pedro Piedade Marques